Histórias de ninar inesquecíveis
Em uma das fábulas de Esopo, um corvo negro cobiça uma jarra de vidro cintilante e que está cheias de uvas deliciosas. Ele enfia o bico pelo jarro a fim de apanhar a maior quantidade, porém fica preso. Ou seja, o animal precisa apanhar menos uvas ou jamais irá provar os deliciosos bagos e ficará para sempre com o bico preso na vasilha. Com isso, essa fábula indica que, se alguém tenta apoderar-se de tudo o que vê, talvez não consiga tirar proveito de nada! É o famoso “menos é mais”. É um conto atemporal! Permanece atual, por isso são histórias inesquecíveis para todos nós!
Ler ou ouvir histórias infantis de ninar é bem mais do que colocar os pequenos para dormirem num mundo de sonhos e possibilidades. Bem como, podemos afirmar, também, que vai muito além de passar o conteúdo moral que essas histórias inesquecíveis possuem: trata-se de um momento mágico, pois é um momento de oportunidade de se aproximarem com os pequenos! É uma uva sumarenta no vaso cintilante dos sonhos!
O filósofo Walter Benjamin já afirmava no período pós-guerra do século anterior que a arte de narrar estava sendo perdida. Imagine hoje na Era da Informação? Crianças, jovens e adultos – todos nós somos – bombardeados diariamente com uma torrente notícias, imagens, dicas etc.; que apenas informam, mas vale ressaltar que não formam e muitas vezes não nos fazem refletir, como na história de Esopo. Com isso contar histórias de ninar é expandir e garantir o maior legado humano: a sabedoria!
Não há dúvida de que as crianças sejam capazes de entender as versões mais moralizantes dos contos e as mais eloquentes também. Essas histórias de ninar exemplificam o sucesso ou o fracasso de se ouvir o próprio coração, de autoavaliação e formam a criança de uma maneira holística.
Abaixo, listaremos uma série de contos inesquecíveis para inspirar mamães e vovós a compartilharem com os pequenos essas histórias maravilhosas que formarão homens e mulheres mais sábios para um mundo cada vez mais corrido.
Algumas histórias de ninar
Algumas são bem conhecidas por nós e por nossas mães e avós também! Os pequenos conhecem hoje através de versões mais descontraídas dos contos, mas é uma oportunidade de levá-los a conhecer as versões mais originais.
- A gata borralheira: É a famosa história de Cinderela. É chamada de borralheira, pois na versão original dos Grimm, Cinderela limpava o borralho da chaminé. Também pode ser conhecida como “Cinzarela”.
- Branca de Neve: A versão da Disney também sofreu adaptações, mas é bastante fidedigna ao conto original.
- Bela adormecida: Esta está em cartaz nos cinemas, mas a personagem principal, agora, é a “Malévola”.
- Rapunzel: Também adaptada para o cinema em uma versão mais descontraída com “Enrolados”. Veja nossa dica para fazer a Torre de Rapunzel.
- João e Maria: Inesquecível história em que a crianças aprenderá tomar cuidado com estranhos.
- Chapeuzinho Vermelho: Essa história é boa até para contar para sua filha pré-adolescente. Um exemplo que podemos dar é o drama da novela “Em Família” com os personagens Laerte e Luiza. Mas isso dependerá do desenrolar da trama. Caso a mãe de Luiza esteja certa, o preço do relacionamento pode ser uma grande decepção. Assim, como a de Chapeuzinho, que escolheu o caminho que levava ao lobo.
- O pequeno polegar: o conto de Charles Perrault mostra às crianças que tenham baixa-estima ou sofram bullying, devido a alguma característica pessoal, como ser baixinho, que isso pode torná-las ainda mais especiais.
- João e o pé de feijão: Essa linda história nos ensina que devemos sempre acreditar em nossos sonhos e dar o nosso melhor para realizá-los.
- Rumplestiltskin: A história ensina que não devemos negociar com pessoas mal-intencionadas. Mas nada que uma atitude inteligente não possa superar a situação mais difícil.
Torre de Conto de fadas: Rapunzel
Faça você mesma uma torre para contar a História da RApunzel
Você vai precisar de:
- Rolos de papel toalha cortados ao meio;
- Cola;
- Tesoura;
- Compasso;
- Papeis coloridos ou o material que você preferir;
- Cola colorida.
Passo a passo:
1. Corte um papel do tamanho do rolinho para encapá-lo;
2. Recorte janelinhas coloridas e a porta para colar;
3. Para fazer o “chapeuzinho da torre”, use o compasso e faça um círculo em um papel colorido e corte um pequeno traço até o meio e cole como um cone;
4. Agora é só curtir com a criançada!
E você, já sabe que historinha irá contar para seus filhos? Conte para a gente na seção de comentários abaixo!
